terça-feira, 20 de janeiro de 2015

As vias de comunicação e os meios de transporte
No início do século XIX, a falta de boas vias de comunicação e meios de transporte constituía um obstáculo ao desenvolvimento económico do país.
Não é possível desenvolver a agricultura, a indústria ou o comércio se não houver vias de comunicação e meios de transporte com condições adequadas.


Fontes Pereira de Melo, ministro de D. Maria II, tomou a iniciativa de modernizar o país, mandando construir muitos quilómetros de estradas macadamizadas (estradas construídas de acordo com uma nova técnica introduzida por John MacAdam na Inglaterra) e linhas de caminho de ferro. O comboio tornou-se rapidamente no mais importante meio de transporte da época.
 
Vantagens da utilização do comboio:

  • rapidez          
  • comodidade
  • progresso nas atividades económicas
  • circulação de pessoas e de ideias
  • quantidade de produtos comercializados
  • economia (mais barato)
 
Em 1856, no reinado de D. Pedro V, é inaugurado o primeiro troço que ligava Lisboa ao Carregado.

 
Pelas estradas passam a circular a “diligência” ou “mala-posta” – carruagem puxada por cavalos e que transportava pessoas, bagagens e correio. As viagens passavam a ser feitas com mais rapidez, mais conforto e segurança.
 
A mala-posta

Para servir quer a “rede viária” quer a “rede ferroviária” fizeram-se túneis, viadutos e pontes, quase todos em ferro, como é o caso da ponte D. Maria Pia, no Porto, projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.
 
Em 1877 foi inaugurada a Ponte de D. Maria, no Porto.
 
A máquina a vapor foi também adaptada à navegação – surgem os barcos a vapor.

Para tornar mais segura a navegação junto à costa, construíram-se e melhoraram-se numerosos faróis, assim como se melhoraram, ampliaram (porto de Lisboa) e construíram (porto de Leixões) alguns portos.


Barco a vapor
 
Farol do Cabo de São Vicenteno Algarve (1846). Foi dos primeiros faróis construídos no Séc. XIX em Portugal.
 
Os primeiros automóveis começaram a circular nas nossas estradas em 1895.


O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo 4º Conde de Avilez, em 1895. 
 
 

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