domingo, 11 de janeiro de 2015

Biografia

Rainha D. Maria II
Filha de D. Pedro IV e D. Leopoldina de Áustria nasceu no Brasil em 1819. Casou aos 17 anos com D. Fernando Augusto, nascido em Coburgo. Deste casamento nasceram 11 filhos.


D. Fernando era um homem de grande cultura, literária e artística. Falava sete línguas e foi um verdadeiro protetor do nosso património monumental, tendo mandado restaurar o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Mafra, a Torre de Belém, o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo em Tomar. Foi também D. Fernando que mandou edificar o Palácio da Pena e recuperou o Castelo dos Mouros, em Sintra.
No reinado de D. Maria II, apesar da existência de algumas guerras, houve também tempo para o progresso. Em 1835, já fora estabelecido o ensino primário gratuito. O primeiro selo postal a circular em Portugal tinha a sua efígie, em branco. Foram cunhadas moedas de ouro, prata e as primeiras de cobre. Em 1852 surge a abolição da pena de morte por crimes políticos.
Nesta época, a rainha e Passos Manuel promoveram a criação de liceus, a reforma das Universidades, a criação de escolas de ensino superior e as Escolas Politécnicas de Lisboa e do Porto. Construiu-se também um teatro no Rossio: o teatro D. Maria II.


Gravura da época representando o Teatro Nacional de D. Maria II e o Selo de 5 réis, com a efígie de D. Maria II.
Foi uma rainha de pulso firme que acabou o seu reinado já sem guerras civis e proporcionou aos seus filhos uma educação esmerada. Consta também que os infantes estavam proibidos de tratar por “tu” todos os criados do palácio. A mãe não o permitia. Os infantes também dispensavam aos professores as mais respeitosas atenções.
Quando faleceu sucedeu-lhe o seu filho mais velho, D. Pedro V.

Sem comentários:

Enviar um comentário